IMPRENSA

O Projeto foi selecionado pela UNESCO, para receber apoio do programa Criança Esperança durante o ano de 2018. Este apoio permitiu a expansão das ações da instituição, que atendia a 420 participantes e passou a atender a 840.
“O apoio revolucionou toda a nossa operação. Desenvolvemos 14 ações culturais, levando nosso trabalho a cerca de 4.900 expectadores".
Dos momentos marcantes proporcionados pelo apoio, o diretor-executivo destaca o musical Nas ondas do rádio. Resgatando as histórias do rádio na vida das famílias e da sociedade, o concerto reuniu no palco
cinco grupos atendidos pelo Instituto, cerca de 160 cantores. Em parceria com a Rádio e TV Unicamp, o espetáculo foi ouvido em mais de 25 cidades e em cinco países.

O Projeto Canarinhos da Terra recebe inscrições de crianças e jovens, de 6 a 21 anos, para aulas de teoria musical, técnica vocal, repertório, preparação corporal e preparação cênica até 28 de fevereiro. Os ensaios são realizados às quartas-feiras e aos sábados, na Casa do Lago.

Todas as atividades são gratuitas e a única condição para participação é que o candidato esteja matriculado em uma instituição de ensino. Os grupos serão divididos por faixa etária e as inscrições deverão ser realizadas nos dias e horários dos ensaios na Casa do Lago:

De 8 a 11 anos - Grupo KIDS - quartas-feiras das 19 horas às 20h30 e sábados das 9h00 às 10h30

De 12 a 17 anos – Grupo TEEN - quartas-feiras das 19h00 às 21h00 e sábados das 10h30 às 12h00

O Projeto Canarinhos da Terra é um dos vencedores do Edital Pontos de Cultura do Estado

Entre os Projetos vencedores está o Projeto Canarinhos da Terra – Unicamp, que passou a ter o reconhecimento e apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura, em uma parceria inédita entre estes orgãos.

O reconhecimento e apoio aos Pontos de Cultura é a principal ação do Programa Cultura Viva, do MinC. Concebido pela Secretaria de Cidadania Cultural, o Cultura Viva assume a cultura, a educação e a cidadania, enquanto incentiva, preserva e promove a diversidade cultural brasileira. A implantação dos Pontos de Cultura foi iniciada em 2004, com a missão de reconhecer e apoiar a diversidade cultural brasileira.

Encantos de Cordel uma Opereta Nordestina

O Projeto Canarinhos da Terra – Unicamp, em parceria com o Memorial Lindembergue Cardoso, da Escola de Música da UFBA, desenvolveu e lançou em 2012 o  musical: Encantos de Cordel, que é   protagonizado pelos alunos do Projeto Canarinhos da Terra – Unicamp, e aborda a vida e obra do eminente Maestro compositor e professor da UFBA, Lindembergue Cardoso.

Com roteiro musical e teatral desenvolvido com base no folclore, música, literatura e tradições nordestinas, seu roteiro leva o público – através dos versos de um grande Cordel Cênico – a uma viagem por mar e sertão, passando por tradições como reisados, bumbas e maracatus, aboios, pescadores e cangaceiros, numa mistura de fatos históricos reais e o universo mágico do folclore e do cordel nordestinos.

Ópera Nordestina canta e encanta no Boulevard São João ( Ricardo Boaventura da Silva

A apresentação do Projeto Canarinhos da Terra, com sua Ópera Nordestina, quebrou no centro a rotina

Banhando a cacofonia rotineira com uma cascata de rima

A música, o canto, a dança e a expressão corporal, compuseram o cenário total

O povo, em sua hégira consumista, parava para ver e ouvir os artistas

Que com um facão poético e muita criatividade, riscaram o chão e fizeram brotar flores em saias em meio ao concreto da cidade

Contando uma linda história de amor no contexto nordestino

Sem deixar de lembrar da resistência de Lampião, o grande Virgulino, que embora vencido, nos lembra, num arroubo que, como dizia Proudhon, a propriedade é um roubo

E aqui termino essa breve narrativa, meio cantiga, da apresentação desse grupo que, embora venha de Campinas, parece ter brotado do solo rachado da caatinga.